Como utilizar o Caderno de Anotações de Despesas para economizar dinheiro - Blog de teste Mundo da Lilica

27 fevereiro 2019

Como utilizar o Caderno de Anotações de Despesas para economizar dinheiro


Foto: GuiaBolso
Controlar diariamente as despesas é um passo muito importante para quem quer se livrar das dívidas, juntar dinheiro para realizar seus sonhos e ter um futuro tranquilo. Há estudos que apontam que normalmente é possível melhorar a saúde financeira em 15% já no primeiro mês controlando todos os gastos. Por isso, nesta postagem disponibilizamos a vocês o caderno de anotações de despesas em pdf, para download gratuito. É só baixar e imprimir.

Porque controlar seus gastos te ajuda a economizar dinheiro?


Em primeiro lugar, anotar todas as despesas vai lhe ajudar a fazer um diagnóstico preciso de como estão suas finanças, e assim traçar um plano para equilibrar o orçamento. Com o controle diário, você será capaz de identificar onde estão suas principais despesas, e quanto disso está sendo direcionado para itens supérfluos. O controle financeiro diário vai te dar as informações para orientar as mudanças no seu padrão de consumo.

Como fazer um controle diário de despesas?


Existem muitas ferramentas que podem ser aliadas no controle financeiro diário, que vão desde cadernos de anotações até aplicativos para celular. No nosso curso de educação financeira Semente da Prosperidade, propomos iniciar o processo de mudança de comportamento utilizando o método mais simples: um caderno de anotações de despesas. Desse modo, aqueles que ainda não estão familiarizados com planilhas e aplicativos, se sentirão mais confortáveis com essa opção mais “básica”. Depois de um tempo, tendo adquirido o hábito de registrar tudo, o caderno pode ser mais facilmente substituído por ferramentas mais modernas.

Caderno de anotações de despesas do Semente da Prosperidade


Dentre os benefícios do caderno para a realização do controle financeiro está a facilidade de preenchimento, se for um caderno de bolso então, nem se fala. Não tem nenhuma desculpa para os gastos não serem anotados. O caderno não acaba a bateria como o celular, não fica sem internet como pode acontecer com sistema on-line e também não tem que ser ligado para utilizar, como o computador no caso da planilha em Excel.
Por isso, disponibilizamos abaixo o link para você baixar o caderno de anotações de despesas do Semente da Prosperidade, nosso curso de educação financeira presencial, oferecido no Ministério Eluzai, em Macapá/AP

>>Baixe aqui o pdf do Caderno de Anotações deDespesas<<


Para imprimir o arquivo em formato de bloquinho, configure a impressão para papel A5 (você pode cortar o papel A4 ao meio) e configure sua impressora para o modo “livreto”:



Dicas para utilizar melhor o caderno de anotações


Atualize seus registros diariamente
Ao final do dia, reserve alguns minutos para atualizar seus registros. Lembre-se de incluir as compras pequenas, tais como café, passagem de ônibus, e lanches.

Reveja os resultados
Regularmente tire um tempo para avaliar o seu histórico de gastos e identificar tendências. Você pode se surpreender ao descobrir o quanto você gasta em compras supérfluas, refeições em restaurantes, ou outros acessórios. Enquanto você analisa as informações, isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de cortar custos.

Comprometa-se com a causa
Antes de começar, você precisa se comprometer com a sua própria causa. Porque se você não fizer isso, ninguém vai fazer isso por você. Acompanhar seus gastos pode ser uma experiência de abrir os olhos, mas é uma decisão que não vai funcionar sem a plena cooperação dos membros de sua família.


Ao adotar essas medidas, você terá uma visão mais precisa de onde seu dinheiro está indo. Controlar nossas finanças é extremamente importante para darmos início ao nosso planejamento para realização de nossos sonhos. Se você controla suas finanças mas ainda não consegue guardar dinheiro, é como se estivesse andando em círculos.

Como você faz o controle das suas finanças? Deixe sua experiência nos comentários abaixo.


.......................................................

Nenhum comentário